sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Sobre nerds e o Guia do Mochileiro das Galáxias

Sempre quis entender o que significava alguns termos nerds utilizados por meus amigos. Em algumas situações, ficava constrangida com as piadas que envolviam o dialeto típico deles. Simplesmente, não conseguia rir por que meu cérebro não “traduzia” o signo empregado.

Por essas e outras, decidi ingressar no mundo dos nerds, apenas como visitante, claro. Sempre tive admiração por eles. Tenho amigas e amigos nerds e precisava inteirar-me. Primeiro passo, assistir às séries de televisão que focam nesse segmento: Chuck e Big Bang Theory. É um humor inteligente e apropriado para os nossos dias, afinal, como defendeu minha amiga Mariana Lima, em seu TCC da graduação, ser nerd é hype, ou seja, está na moda.

Outro elemento preponderante dessa cultura, são os livros. Há clássicos e clássicos, mas nenhum supera O Guia do Mochileiro das Galáxias, escrito por Douglas Adams, em 1979. O gênero? ficção científica, claro. Desde seu lançamento, a obra tem um lugar especial nas estantes dos nerds de todo o mundo.

Depois da leitura do 1º volume, passei a compreender alguns termos: “Don’t Panic”, que está no profile do Twitter da minha amiga também nerd, Isabelle Carvalho (@is_a_belle), é uma recomendação dada pelo autor nas primeiras páginas.

O mais enigmático, porém, era o famoso “Obrigado pelos peixes”. Nunca entendi bem. Mas sim, é uma ironia, figura de linguagem muito utilizada pelo escritor. E significa simplesmente isso: Obrigado pelos peixes, uma frase emitida por golfinhos seres extraordinários e mais inteligentes que os humanos, segundo Douglas Adams.

Fiquei encantada. O livro faz a gente pensar sobre como uma pessoa pode ser tão criativa, escrever de forma tão simples, sem dispensar raciocínios bem complexos.

Nesse enredo com naves espaciais, seres intergalácticos, petúnias que dizem “ah, não! Outra vez!”, e a resposta para pergunta fundamental, a conclusão do primeiro livro de uma série de cinco é a seguinte: Não entre em pânico e leia os próximos volumes, urgentemente.

E como diria a minha terceira nerd, Thalita Chargel, no Twitter @chargel: leia os próximos, dona Clau.


A série:


Vol. 1: O Guia do Mochileiro das Galáxias
Vol. 2: O Restaurante no fim do Universo
Vol. 3: A vida, o universo e tudo mais
Vol. 4: Até mais, e obrigado pelos peixes
Vol.5: Praticamente inofensiva


Links com mais informações sobre o livro e o filme:


http://www.infoescola.com/livros/o-guia-do-mochileiro-das-galaxias/
http://www.adorocinema.com/filmes/guia-do-mochileiro/

3 comentários:

  1. Tão feliz da Clau ter gostado do Guia!!!! Vc não é observadora, Clau, vc é praticamente nerd!! =D

    ResponderExcluir
  2. Neófita na área. Foi devidamente introduzida. Um rito de passagem nérdico será conduzido em celebração.

    ResponderExcluir