domingo, 26 de junho de 2011

Money! Money! Money!

Talvez vocês também vivam um drama mensal que insiste em se repetir na minha vida (não me refiro “àquilo” que acontece somente com as mulheres, mas algo que pode ser experimentado pelos dois gêneros): o drama das finanças pessoais descontroladas. Pois, o roteiro sempre se repete: o mês nem acabou, mas o dinheiro já deu adeus há tempos. E sempre, sempre vem a mesma pergunta: PARA ONDE MEU DINHEIRO FOI?

Inspirada na matéria “Planilha eficiente”, da Revista Você S/A (twitter: vocesa), na página 80, compartilho hoje com vocês algumas informações que suponho serem úteis para o gerenciamento das finanças pessoais. O texto da revista traz seis passos básicos para monitorar o orçamento por meio de planilha no Excel, mas a regra geral é: ANOTAR TODAS AS DESPESAS E RECEITAS e, claro, verificar como estão sendo efetuados os gastos ao longo do mês. Decidi montar a minha tabela.

Antes, porém, preciso confessar que já tentei outras formas de controle de gastos: anotações em bloquinhos, guardar as notas para não esquecer em que gastei. Esses são métodos mais antigos que podem ser utilizados para complementar a sua planilha no Excel. E nem adianta ter preguiça de anotar ou achar que aqueles “papeizinhos” vão ocupar muito espaço ou ficar com preguiça de colocar na tabela ou até ter medo de ver que gastou meia fortuna numa blusinha linda ou num smartphone show. Encare os fatos: só assim você não perderá de vista os centavos que já gastou!

Bem, seguem alguns links com modelos para você se basear. Gostei mais da terceira opção. Dá para ter uma ideia melhor de como adaptar para a realidade pessoal.

Modelos de planilhas:

http://recemcasada.com.br/2009/08/05/planilha-de-orcamento-pessoal/

http://financaspessoais.blog.br/financas-pessoais/planilha-de-financas-pessoais/

http://ultradownloads.uol.com.br/download/Planilha-Simplificada-de-Orcamento-Domestico/baixar-gratis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário