sexta-feira, 1 de maio de 2009

Modismos da Internet

O meu colega de trabalho, Fábio Lenine, comentou outro dia neste blog a importância de diferenciar uma iniciativa promissora na Internet e um modismo. Como o assunto era desconhecido para mim, fui em busca das respostas. Estar na Net sem entender os ciclos pelos quais o ambiente virtual passa pode ser um perigo ou perda de tempo. E tempo hoje é um bem precioso para todas as pessoas.

É importante ter visão quando o interesse é a busca de ferramentas para incrementar os meios de comunicação da empresa. Sobre esse assunto o artigo do Marterseo explica muita coisa e dá um "shaking" em quem ainda não despertou para a realidade. Confira alguns trechos sobre o modismo Web 2.0:

"As pessoas querem transformar seus sites, de qualquer jeito, em um “site web 2.0″. Tá. Mas será que isso é conveniente para o seu tipo de negócio? Será que seu objetivo na web conversa com esse tipo de conteúdo? Será que seu público-alvo vai interagir com tudo o que você acha maravilhoso?

Já ouvi de alguns criativos (e de alguns clientes também) que ia ser suuuuper legal usar somente uma nuvem de tags no site, ou seja, nada de menu, porque isso é coisa antiga. Gente, vamos com calma, ok?

Nos casos dos quais participei, essa “super mega blaster idéia” não durou mais de dois minutos na reunião, mas, ao ler esse post no blog da Rashmi, percebi que isso não aconteceu apenas comigo.

Nesse post, os comentários são mais ricos que o texto em si, onde a questão foi apenas levantada para gerar discussão. E as opiniões são bem parecidas com as minhas.

Porque uma Tag Cloud não basta para orientar a navegação de um usuário em um site?

Bom, primeiro porque as tags dão uma idéia do conteúdo presente no site e funcionam como atalho para eles, mas não organizam a informação e muito menos orientam a navegação.

Por exemplo, em uma segunda ida a um site, como o usuário vai saber onde ele achou o conteúdo consultado na sua visita anterior? Mesmo que ele fosse o mestre da memória visual e decorasse onde estava a tag e qual era ela, provavelmente ela não estaria mais no mesmo lugar e nem do mesmo tamanho (porque as tags aumentam de tamanho proporcionalmente ao número de vezes em que são utilizadas para classificar um conteúdo).

Além disso, como diz Rashmi nos comentários, o menu precisa ser mais permanente e dar condições para que os usuários construam um modelo mental do espaço.

E, para completar, vou levantar uma questão importante: vocês já pensaram que uma nuvem de tags pode ser moda muito mais para quem trabalha com internet?

Aqui no Brasil, pelo menos, acho que a grande maioria do público não se sente confortável ou não sabe como utilizá-las da maneira correta. "

Dizem ainda que o Twitter é um modismo, o Second Life foi um modismo... devem ter pensado que o Orkut ia ser um modismo... Os blogs estão aí para mostrar o quanto a visão sobre as soluções tecnológicas podem mudar. Se antes eram utilizados somente como diários pessoais, hoje os blogs servem a diversas finalidade, desde forma de encarar e mater-se fiel a uma dieta quanto tornar um cliente fiel à empresa.

Acho que o importante é explorar o potencial de cada "moda" na Internet , mas sempre embrar que, como diria Glória Khalil," menos é mais". Vamos então saborear tudo isso com pacimônia . E você o que acha?


Um comentário:

  1. Amiga Clau,

    Gostei muito desse seu post, vejo que estais amadurecendo tecnologicamente. Continue!

    ResponderExcluir